sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Simulação da Evolução Espiritual

Matemática Espírita
Simulação da Evolução Espiritual


Durante o XXI Congresso Espírita Pan-Americano realizado na cidade de Santos apresentei o pôster "Modelo Computacional da Evolução Espiritual através da Reencarnação" cujo resumo segue abaixo. O software pode ser baixado aqui. Caso não funcione é provável que você não tenha o Java 6 instalado em seu computador.


Resumo
Este trabalho propõe um modelo computacional que simula a evolução dos espíritos baseado na hipótese de encarnações em indivíduos de diferentes espécies de seres vivos. Para tanto são considerados determinados parâmetros do crescimento populacional de cada espécie e determinadas regras da lógica de evolução dos espíritos nas diferentes espécies.

Entre os parâmetros temos a expectativa de vida do encarnado, a taxa de crescimento populacional, o número de encarnações esperada para evoluir, e a proporção mínima entre desencarnados e encarnados.

Por regras consideramos que os espíritos podem encarnar em uma espécie mais complexa, que os espíritos não voltam a encarnar em espécies menos complexas, que o Criador pode gerar espíritos para encarnar somente na espécie mais simples, que Ele pode gerar espíritos a qualquer momento, e que após evoluir na espécie mais complexa o espírito não encarna mais.

O modelo foi implementado tendo como base um algoritmo iterativo onde a cada iteração são computados os dados da evolução de cada espírito gerado. Além de ser uma ferramenta educativa, o simulador implementado permitiu a observação direta de que o crescimento da população encarnada é limitado pela disponibilidade de espíritos para encarnar em determinada espécie.

Chegou-se também a conclusão de que com uma taxa constante de geração de espíritos e sem alteração dos parâmetros do modelo, as populações acabam por se estabilizar. No equilíbrio a população encarnada de uma espécie pode ser calculada multiplicando-se três fatores: a expectativa de vida, o número de encarnações esperadas para evoluir, e a taxa de geração de espíritos.

Por fim, observou-se que um aumento na expectativa de vida de uma espécie produz efeito inversamente proporcional na população das espécies mais complexas enquanto não se atinge o equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário